Antigamente os banheiros eram pequenos e tinham só o essencial, mas como estamos numa era em que as pessoas cuidam mais de si, o banheiro agora também chamado de sala de banho é visto como um espaço de grande importância numa casa.
Muito embora o tempo que se tem para isso seja pouco, devido à carga de trabalho e mesmo com todos os equipamentos de que se dispõe para ajudar as pessoas nos trabalhos domésticos chega-se ao final do dia cansados.
Daí a necessidade da sala de banho ser um espaço confortável, com um aspecto agradável, bem equipados. Cada vez de maiores dimensões as salas de banho incluem os mais diversos equipamentos para que ao final do dia se possa relaxar, seja tomando um longo banho de banheira vitoriana ou banheira de hidromassagem ou fazendo uma sauna.
Claro que tudo isto não é acessível a todas as pessoas, além do aspecto financeiro também há o espaço, quem está construindo sua casa pode muito bem planejar a sua grande sala de banho, mas quem vive em casas pequenas está mais limitado.
Mas isso não quer dizer que não se possa ter conforto de uma banheira vitoriana numa sala de banho pequena. Não pode ter uma banheira vitoriana ou contemporânea, mas pode ter uma cabine com chuveiro termostático, e se ainda assim não tiver espaço, pois elas também ocupam um bom espaço, pode sempre comprar uma coluna adaptável a qualquer chuveiro ou ducha de parede.
As cubas, os metais sanitários e os acessórios são cada vez mais estilizados, e no caso das banheiras vitorianas e contemporâneas é comum ter também a Cuba da mesma linha da banheira.
E na versão dos arquitectos e designers para se ter luxo é necessário utilizar materiais nobres como Quarrycast (material desenvolvido com uma rara rocha vulcânica misturada à resina) e ferro fundido esmaltado, além do design dos metais sanitários.
Cada vez se utiliza mais equipamentos pré-programados, seja para acionar a banheira de hidromassagem, o equipamento de som e tv, inclusive até desembaçadores de espelhos. No que se refere às cores das salas de banho já não estão limitadas ao rosa, cinza, azul e branco, cores quentes são utilizadas e não só nas paredes e chão, mas também nas louças sanitárias e armários também.
Os cerâmicos agora também podem ser substituídos pela tinta ou então num misto das duas e pelo papel que começa a ter relevo nas salas de banho.
Veja aqui aqui algumas sugestões de decoração de salas de banho para que possa escolher e desenhar a sua própria sala de banho, escolhendo os materiais que melhor se adequam ao seu espaço.